Questões

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por mei 96611

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da RDC 102/2000, proíbe à indústria farmacêutica oferecer ou prometer prêmios ou vantagens aos profissionais de saúde habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Além disso, esses não podem solicitar ou aceitar nenhum incentivo se estiverem vinculados à prescrição, dispensa ou venda.

Medidas restritivas se impõem, como as implementadas em outros países, tais como a proibição de aceitação de presentes (independentemente do seu valor), a regulamentação da oferta de amostras e o financiamento da participação em congressos e simpósios. Deve ser vetado que a indústria farmacêutica influencie, com benefícios injustificados de caráter financeiro ou material, os médicos por outros motivos que não o interesse do paciente.

A promoção e o comércio são tarefas da indústria. Trabalhar em favor do paciente é tarefa para os médicos e instituições da categoria ou vinculadas à saúde. A educação médica continuada também é tarefa do médico. Pedir apoio à indústria é convidar para a promoção e o comércio.

 

Idem, ibidem.

Acerca das idéias desenvolvidas no texto acima e de aspectos gramaticais, julgue o item seguinte.

O segundo período do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Proíbe, ainda, que estes solicitem ou aceitem incentivo algum, caso estejem vinculados seja a prescrição, seja a dispensa, seja a venda de remédios.

Questões similares