Questões

Atenção: A questão baseia-se no texto abaixo. Nesta época de 96853

Atenção: A questão baseia-se no texto abaixo.

Nesta época de eleições municipais, é oportuna a retomada do debate sobre a participação feminina no espaço político e nas esferas do poder.

Não é difícil constatar as barreiras que as mulheres têm a superar, visando sua plena integração na vida profissional. Isso somado à insignificância ou mesmo ao desequilíbrio numérico verificado entre homens e mulheres no acesso às diversas instâncias de decisão política e econômica.

É de domínio público que a economia do país vem passando por transformações no âmbito da produção, traduzidas pela alteração das relações entre capital e trabalho. É também do conhecimento de todos que os trabalhadores, mulheres e homens, vêm se desdobrando para manter um nível de atualização e de qualificação profissional que os garanta. Em relação à força de trabalho feminina, todavia, as disparidades permanecem constantes, sublinhando a urgência de ações afirmativas que conduzam à igualdade de oportunidades.

A expressão "ações afirmativas", segundo o conceito original, significa a adoção de um conjunto de medidas para compensar, no presente, os efeitos provocados por atos discriminatórios, sucessivos e acumulados historicamente, que relegam parcela da população à categoria de cidadãos de segunda classe.

 

(Lúcio de Alcântara. Folha de S. Paulo, 11/10/2000)

Uma nova redação para o que se afirma no 2o parágrafo do texto, SEM alterar o sentido original, está correta em:

Questões similares