Questões

Atenção: A questão refere-se ao texto abaixo. Que nem água.. 96848

Atenção: A questão refere-se ao texto abaixo.

Que nem água...

 

Há alguns anos, costumava-se dizer "ele gasta dinheiro que nem água". Essa frase, além de indicar alguém que esbanjava dinheiro, referia-se à água como coisa sem valor, abundante, inesgotável... Bons tempos... Melhor dizendo: tempos ilusórios, pois não se tinha consciência do valor desse elemento vital que a cada dia escasseia em nosso planeta, e que hoje já não serve para indicar algo desprezível, muito pelo contrário: a água é cara, e tem de ser economizada como um bem precioso.

Descobrimos há pouco, com um ingênuo pasmo, que nossas fontes de energia elétrica podem secar junto com nossas represas. Além da sede que ela mata, da lavoura que irriga, dos barcos que transporta e do peixe que oferece, a água se faz necessária para movimentar as turbinas que passaram a movimentar o ritmo da vida moderna. Sem energia não há máquinas, sem máquinas não há trabalho, sem trabalho não há produção, sem produção não há economia. Isso é claro como água. O que não está muito claro são as saídas a curto prazo para a presente crise energética. A água sempre demandou um tratamento respeitoso, mas só agora nos damos conta disso.

Que fique a lição. Talvez chegue o tempo em que, se alguém disser "ele gasta dinheiro que nem água", todo mundo saberá que se trata de uma pessoa muito econômica, que pensa bem antes de desembolsar seu precioso dinheirinho.

 

(Humberto Chiaro)

A expressão sublinhada está empregada adequadamente na frase:

Questões similares