Questões

Conhecimento é poder A empresa de consultoria Alfa tem um pe 49819

Conhecimento é poder

A empresa de consultoria Alfa tem um perfil diferente da maioria de suas concorrentes. Em suas instalações, poucas pessoas, ausência de estantes, nenhuma pilha de papel, e os profissionais não têm sequer um posto de trabalho fixo. O que aconteceu, ao longo dos anos, foi a gradual implantação de um sistema de gestão de conhecimento que mudou por completo o modo como as informações, as experiências e o saber são gerados, adquiridos e compartilhados.

O resto foi conseqüência. Como todas as informações, projetos desenvolvidos pela empresa, indicadores de mercado, informações da concorrência, análises tecnológicas, além de uma infinidade de documentos, estão em bases de dados eletrônicas, sumiram os papéis e as estantes. Como as bases de dados podem ser consultadas via Internet, por meio de uma VPN(1)(virtual private network), tanto faz se os consultores estão no escritório da sede ou de uma de suas filiais espalhadas pelo mundo, nas instalações de um de seus clientes ou, até mesmo, em casa. Se não acumulam papéis e têm tudo de que precisam para trabalhar onde quer que estejam, não há mais a necessidade de mesas de trabalho definidas. Mais que um escritório sem papel e sem fronteiras, no entanto, o sistema de gestão de conhecimento trouxe verdadeiros diferenciais competitivos.

Nessa empresa, se um profissional é destacado para fazer um projeto, ele pode consultar a base de dados para saber se outros trabalhos já foram realizados para a mesma empresa, ou para descobrir se projetos semelhantes foram desenvolvidos ou estão em desenvolvimento para uma das filiais dessa empresa em outras partes do mundo ou, mesmo, para outras companhias. Com essas informações, de um simples projeto isolado, o trabalho pode evoluir para um plano global, de desenvolvimento conjunto.

1VPN - rede privada virtual que usa criptografia para estabelecer uma conexão privativa por meio de uma rede pública, sobre a qual está implantada a Internet.

Info Exame. Ano 16, n.o 166, set./2001, p. 95-6 (com adaptações).

Considerando o texto, julgue o seguinte item.

O termo "sem fronteiras" utilizado no texto não reflete corretamente a atualidade da Internet, já que, para que dados sejam trocados entre computadores de dois países quaisquer, é necessário que esses países tenham acordos internacionais específicos, o que vem limitando, ainda hoje em dia, a universalização da informação na Internet.

Questões similares