Questões

Leia o texto abaixo para responder à questão. Comecei a trab 96146

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Comecei a trabalhar com importação e exportação ainda muito jovem, talvez com 15 anos de idade. Como aprendi um pouco de alemão e de inglês, tive sorte de logo arrumar um bom emprego, ser promovido e chegar a um alto cargo no setor de importações e exportações da empresa.

Após muitos anos trabalhando na área, diretamente ou indiretamente, eu aprendi a admirar o profissional que labuta no comércio exterior realizando o despacho aduaneiro. Dentro de toda a cadeia ele é, talvez, o mais importante. Se não é o mais importante, é o que assimila todas as angústias, ansiedades, prazos curtos, erros do sistema, elucubrações de burocratas, desrespeito de "autoridades", inovações sem prazos, legislações (leis, decretos, portarias, comunicados, instruções etc.) sem embasamento e sem fundamento, sistemas que não rodam e muitos outros desafios.

O despachante aduaneiro, além de viabilizar toda a operação logística, após desencontros e desencantos, também é muitas vezes o parceiro que ajuda o seu cliente (representado pelo supervisor/analista/diretor/gerente de importação) a assimilar as pressões e os prazos impostos por outros membros da empresa. É preciso lidar com clientes que não conhecem as dificuldades e adversidades para concretizar importações ou exportações no processo aduaneiro! Portanto, além de trabalhar como despachante aduaneiro, muitas vezes ainda se torna um amigo e até um “psicólogo” para ouvir as lamentações.

Luiz Fernando Antônio, “Despachante aduaneiro viabiliza (operações e atua como psicólogo”. http://www.portogente.com.b /texto.php?cod=65059, com adaptações)

Assinale a opção que contém o tema central do terceiro parágrafo.

Questões similares