Questões

Leia o texto abaixo para responder à questão Há muito tempo, 96149

Leia o texto abaixo para responder à questão

Há muito tempo, todos os países têm utilizado mais ou menos as mesmas estratégias para poder manter suas balanças comerciais e cambiais superavitárias, buscando sempre fazer reservas. Todos querem exportar o máximo, nas melhores condições de preços e segurança, e importar o mínimo possível.

De um lado, os governos “facilitam” as exportações e “dificultam” as importações. As formas de “facilitar” as exportações podem ser tímidas, como no caso do Brasil, que somente reduz parte da carga tributária, mantém uma moeda oscilante, porém turbinada por uma taxa de juros alta, e uma quantidade enorme de burocracia. Entretanto, também existem formas mais agressivas, como subsídios à produção, comercialização e inovação de produtos, financiamento para o treinamento e desenvolvimento da mão de obra, financiamento de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias de produtos e de processos, entre outros. Os governos podem, ainda, tomar a iniciativa de reduzir os custos de produção e de transporte, gerenciar a moeda para compensar o exportador e restituir resíduos de impostos pagos.

 

(Luiz Fernando Antônio, “É preciso inovar para competir”. http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=67871, com adaptações)

Assinale a opção que completa a frase abaixo em desacordo com as ideias do texto.

Para manter suas balanças comerciais e cambiais superavitárias,

Questões similares