Questões

No debate sobre a construção do Estado nacional brasileiro, 95624

No debate sobre a construção do Estado nacional brasileiro, parte-se do pressuposto de que esse processo consolidou-se no cerne de uma valorização fragmentária de suas variantes estéticas, conformando uma controversa ideologia espacial de sentido identitário à nação. Progresso, modernização e integração territorial emergem como palavras de ordem no elo entre a nação imaginada no Brasil Imperial e a nação tal como se concretiza ao longo do século XX, apesar do discurso e das ações em resgate à cultura síntese de brasilidade.

Everaldo B. Costa e Júlio C. Suzuki. A ideologia espacial constitutiva do Estado nacional brasileiro. In: Anais do XII Colóquio Internacional de Geocrítica, Bogotá, 2012, p. 1 (com adaptações).

Com relação aos assuntos abordados no texto acima, julgue o item seguinte.

Cultura, identidade, território e política, que são elementos constituintes da nação, devem ser entendidos de forma individualizada: a interdependência entre esses elementos não caracteriza a essência do território e, ao mesmo tempo, impossibilita interpretá-lo, do plano material ao simbólico, no trânsito de elemento de domínio do Estado ao plano significante de empoderamento coletivo.

Questões similares