Questões

O projeto do Ministério do Meio Ambiente de conclusão de trê 95436

O projeto do Ministério do Meio Ambiente de conclusão de três atlas de bacias sedimentares brasileiras reforça o compromisso do governo de mapear as nove grandes bacias marítimas onde há presença de atividades ligadas ao petróleo.

Trata-se de um conjunto de mapas em que são classificadas as áreas de acordo com sua sensibilidade e risco ambiental de derramamento de petróleo. Os mapas são divididos em três escalas: a estratégica, a tática e a operacional. A classificação envolve principalmente critérios geomorfológicos (declividade do litoral e tipo de substratos), biológicos (presença de espécies ameaçadas de extinção) e socioeconômicos (áreas de recreação, pesca, sítios históricos e culturais).

 

Keith, 2007. Internet: <www.temasactuales.com> (com adaptações).

Acerca da classificação de algumas dessas áreas e de possíveis ameaças ao ecossistema, julgue o item.

Uma região litorânea de recife de coral em que, mesmo quando o nível da maré se encontre mais baixo, as partes mais rasas do recife continuem submersas por alguns metros de água, deve ser classificada como de baixos níveis de sensibilidade ambiental, uma vez que, apesar de possuir grande riqueza de espécies, um suposto vazamento acarretaria pouco impacto nos organismos aquáticos, porque a camada de óleo estaria restrita à superfície e não impactaria significativamente o ecossistema.

Questões similares