Questões

O projeto do Ministério do Meio Ambiente de conclusão de trê 95438

O projeto do Ministério do Meio Ambiente de conclusão de três atlas de bacias sedimentares brasileiras reforça o compromisso do governo de mapear as nove grandes bacias marítimas onde há presença de atividades ligadas ao petróleo.

Trata-se de um conjunto de mapas em que são classificadas as áreas de acordo com sua sensibilidade e risco ambiental de derramamento de petróleo. Os mapas são divididos em três escalas: a estratégica, a tática e a operacional. A classificação envolve principalmente critérios geomorfológicos (declividade do litoral e tipo de substratos), biológicos (presença de espécies ameaçadas de extinção) e socioeconômicos (áreas de recreação, pesca, sítios históricos e culturais).

 

Keith, 2007. Internet: <www.temasactuales.com> (com adaptações).

Acerca da classificação de algumas dessas áreas e de possíveis ameaças ao ecossistema, julgue o item.

Considere as áreas litorâneas A e B. A área A é local de alimentação de oito espécies de aves comuns de ampla distribuição, como a garça-branca-grande (Casmerodius albus), a garça-boiadeira (Bulbucus ibis), a garça-vaqueira (Egretta thula) e a biguá (Phalacrocorax olivaceus). A área B é utilizada por duas espécies de aves: Albatroz-real-donorte (Diomedea sanfordi) e Albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororynchos) e por uma espécie de tartaruga marinha (Chelonia mydas). Com base nessas informações, conclui-se que a área A deve ser classificada como mais sensível que a área B, considerando que é utilizada por mais espécies.

Questões similares