Questões

Os fragmentos abaixo constituem um texto mas estão ordenados 49736

Os fragmentos abaixo constituem um texto mas estão ordenados aleatoriamente.

I Isso sugere uma crescente percepção de que existe algo que pode ser chamado de "bem público", algo que pertence à coletividade e deve ser protegido.

II Aparecem muito nos noticiários, associados ao crime organizado, ao tráfico de drogas. É como se esse tipo de crime, ao atingir setores até então protegidos da sociedade, descobrisse seu lado mais sombrio.

III Hoje em dia, fala-se muito em crimes de corrupção e roubo ao patrimônio público.

IV Porém os crimes que mais reconhecemos como tal são o roubo ao patrimônio particular, os furtos, os assaltos e os assassinatos que ocorrem nas cidades.

V Conseqüentemente, nossa atenção está muito voltada para os roubos seguidos de assassinato e para os dados estatísticos que indicamo aumento do número de homicídiosemdeterminados bairros. Esses têm sido os crimes "por excelência", os que mais ocupam o espaço do debate público.

 

Andréa Buoro et al. Violência urbana - dilemas e desafios. São Paulo: Atual, 1999, p. 26 (com adaptações).

Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, julgue o item a seguir.

 

O termo "Conseqüentemente", no fragmento V, relaciona-se à idéia daquilo que "mais reconhecemos" como crime, apresentada no fragmento IV.

Questões similares