Questões

Presença da economia informal Define-se economia informal a 49496

Presença da economia informal

 

Define-se economia informal a desobediência civil de atividades econômicas regulares de mercado. Por exemplo:

trabalhadores sem registro em carteira de trabalho;

sonegação de impostos;

vendas sem notas;

serviços de autônomos sem recibo.

Se incluirmos as atividades ilegais, como contrabando, tráfico de drogas, jogo do bicho etc., temos o conceito mais amplo de economia subterrânea ou economia marginal.

Evidentemente, a não-inclusão desse tipo de transação no cálculo do Produto Nacional pode representar umviés razoável, dependendo do país. No Brasil, a única estatística oficial, calculada pelo IBGE para o Rio de Janeiro, mostra que a economia informal é de 18% do PIB carioca.

 

Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos. Economia: micro e macro - teoria e exercícios. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2001, p. 219 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue o item seguinte.

 

Para fins societários, os recursos aplicados no ativo diferido serão amortizados periodicamente, em prazo não-superior a cinco anos, a partir do início da operação normal ou do exercício em que passem a ser usufruídos os benefícios deles decorrentes, devendo ser registrada a perda do capital aplicado quando abandonados os empreendimentos ou as atividades a que se destinavam, ou quando comprovado que essas atividades não poderão produzir resultados suficientes para amortizá-los.

Questões similares