Questões

Texto para a questão Que é democracia? Esta é uma questão co 95824

Texto para a questão

Que é democracia? Esta é uma questão controversa, e muitas interpretações diferentes foram propostas.(b) Designo democracia como um sistema que envolve competição efetiva entre partidos políticos por cargos e poder. Em uma democracia, realizam-se eleições regulares e limpas, de que todos os membros da população podem participar(e). Esses direitos de participação democrática são acompanhados por liberdades civis — liberdade de expressão e discussão, juntamente com a liberdade de formar grupos ou associações políticas e de neles ingressar.

A democracia não é uma questão de tudo ou nada. Pode haver diferentes formas, bem como diferentes níveis de democratização.

Para chegar a uma explicação melhor, precisamos resolver o que chamo de o paradoxo da democracia(c), que consiste na disseminação da democracia pelo mundo, ao mesmo tempo em que, nas democracias maduras, supostamente copiadas pelo resto do mundo, há uma desilusão generalizada com os processos democráticos. Na maioria dos países ocidentais, os níveis de confiança nos políticos caíram nos últimos anos. Menos pessoas comparecem para votar do que anteriormente. Um número cada vez maior de pessoas declara não ter interesse em política parlamentar, especialmente entre as gerações mais jovens.

Para um número crescente de pessoas em todo o mundo, a vida deixou de ser vivida como destino — como relativamente fixa e determinada(d). Um governo autoritário entra em descompasso com outras experiências de vida, inclusive com a flexibilidade e o dinamismo necessários para se competir na economia eletrônica global. O poder político baseado no comando autoritário já não consegue se valer de reservas de deferência tradicional, ou respeito.(a)

 

Anthony Giddens. Democracia. In: Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 78-82 (com adaptações).

Considerando que cada uma das opções abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical.

Questões similares