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Texto.Jerry D. Gibson et all. Digital compression for multim 50367

Texto.Jerry D. Gibson et all. Digital compression for multimedia. Academic Press, 1998 (traduzida e adaptada).O advento da tecnologia digital tem proporcionado uma série de facilidades desconhecidas até bem recentemente. A Internet, o CD-player,

o DVD, os jogos interativos de computador, a televisão digital de alta

definição, a telefonia celular e a tomografia computadorizada são

exemplos atuais dessa transformação digital. Entretanto, as versões

digitais de sinais como voz, música, TV e filmes, requerem uma imensa

quantidade de bits/segundo para armazenar ou transmitir as

informações de interesse. Para exemplificar, a tabela acima apresenta os

requisitos de diversas fontes de sinal em suas formas originais

(não-comprimidas). Nessa tabela, vários números observados,

principalmente na última coluna, mostram valores muito altos, demandando

grande quantidade de memória para o armazenamento da informação e(ou)

tempo de alocação de canal no caso de transmissão.A compressão

de dados, uma subárea dentro de processamento digital de sinais, estuda a

representação eficiente das fontes de sinais. Essa eficiência é buscada

no sentido de minimizar as redundâncias de informação das fontes. No

sentido de sistemas estocásticos, a redundância pode ser posta como a

dependência estatística dos símbolos gerados pela fonte de sinal.

Utilizando os recursos e avanços tecnológicos de redes de comunicações,

microeletrônica de processadores digitais, computadores e equipamentos

de telecomunicações, atualmente, já se tem uma série de ferramentas que

fazem uso da compressão de dados para possibilitar a implementação de

diversos produtos de mídia digital.Sinais digitais

bidimensionais, como é o caso de imagens, além de requererem um grande

esforço computacional em seu processamento, também envolvem uma enorme

quantidade de informações (em outras palavras, grande quantidade de bits,

como pode ser observado na tabela do texto), das quais, grande parte é

considerada redundante.Opadrão de imagem JPEG foi desenvolvido com o

objetivo de obter uma representação compactada de imagens estáticas. Com

relação à descrição de algumas etapas do codificador desse tipo de

imagem, julgue o item seguinte.A seqüência de coeficientes quantizados é codificada utilizando-se o algoritmo Runlength e gerando-se uma seqüência intermediária de símbolos. Finalmente, essa seqüência de símbolos é codificada segundo a técnica Lempel-Ziv-Welch (LZV) e pode ser armazenada e(ou) transmitida.

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